março 05, 2010

Frases e filmes


   Os homens podem ser a cabeça da casa, mas as mulheres são o pescoço e podem virar a cabeça na direção que quiserem. (Maria Portokalos, no corpo de Lainie Kazam, em Casamento Grego, 2002)



   Não aponte esse dedo para mim, a menos que pretenda usá-lo. (Oscar Madison, no corpo de Walter Matthau, em Um Estranho Casal, 1968)







    Sigo uma diretriz rigorosa: ninguém chora sozinho em minha presença. (Truvy, no corpo de Dolly Parton, em Flores de Aço, 1989)





   Normalmente, não gosto de ficar perto de pessoas interessantes, porque isso significa que eu teria que ser interessante também. (Harris K. Telemarcher, no corpo de Steve Martin, em L. A. Story, 1991)



   Você não encontra a paz evitando a vida, Leonard. (Virginia Woolf, no corpo de Nicole Kidman, em As Horas, 2002)

Curiosidades clássicas


Apesar de ter proibido a exibição na Alemanha de  O Grande Ditador (1940), 
maravilhosa sátira ao nazismo e ao fascismo (além de ser o primeiro filme falado de Chaplin), Hitler chegou a adquirí-lo e assisti-lo por duas vezes (em segredo,claro...).




Oficialmente o filme O Mágico de Oz (1939) foi dirigido por Victor Fleming.
Mas, na verdade, a obra contou com outros três diretores: Richard Thorpe, George Cukor e King Vidor (responsável pelas sequências em sépia do início e do final da história).




   Estúdios Disney, antes da Idade da Computação: Branca de Neve e os Sete Anões (1937), primeiro desenho animado em longa-metragem, contou com 750 desenhistas, responsáveis por mais de 250 mil desenhos, e uma orquestra de 80 músicos para criar o fundo musical. 




   Um dos maiores mitos femininos do cinema, Gilda (inesquecível personagem de Rita Hayworth), teve seu nome e sua foto estampados na bomba atômica que os americanos testaram em 1946. O preço de ser uma bombshell...




   Benjamim Braddock foi o primeiro protagonista de Dustin Hoffman no cinema. Se o personagem  de A Primeira Noite de Um Homem (1967) tinha apenas 21 anos,  Dustin já contava com 30 anos quando o fez.





   Psicose, o maior sucesso comercial de Alfred Hitchcock, foi recebido de maneira negativa pela crítica, ao ser lançado. Ora veja...




   E você sabia que, na infância, a atriz italiana Sophia Loren atendia pelo gracioso apelido de... Palito de Dente?





   A história de terror apresentada no filme  
O Bebê de Rosemary (1968) (considerado por muitos 
a obra prima de Roman Polanski) se passa no mesmo edifício - o Dakota - diante do qual John Lennon foi assassinado em 1980.